Tecnologia no campo

April 23, 2021

Tecnologia no campo – soluções para facilitar o dia a dia

A tecnologia veio para ficar e pode ser uma grande aliada na hora de melhorar suas operações agrícolas, seja por meio de recursos inovadores ou produtos modernos. Quer saber mais? Confira dicas e soluções para facilitar o dia a dia no campo.

Agricultura de precisão

Uma das maiores revoluções do agronegócio aconteceu com o surgimento de técnicas e produtos relacionados à agricultura de precisão. Isso porque a prática utiliza-se de aparelhagens e sistemas tecnológicos avançados com o objetivo de promover as condições mais precisas e certeiras para as atividades agronômicas.

Dentre as possibilidades da agricultura de precisão estão recursos tecnológicos como sinais de correção por satélite, monitores de alta resolução e pilotos automáticos. Confira cada uma dessas tecnologias e como elas podem facilitar o cotidiano nas lavouras. 

Sinais de correção

Uma das principais ferramentas tecnológicas atuais, capaz de otimizar e aumentar a produtividade das operações agrícolas, é um sinal eficiente. Com essa ferramenta, a precisão é certeira, facilitando o plantio, aplicação de insumos e correções necessárias. 

Dessa forma, você pode solucionar com mais foco os problemas de sua lavoura e aumentar a sua produtividade. Sem contar que com um bom sinal de correção, o erro em suas operações fica na ordem de centímetros. 

Um recurso inovador proposto pela Trimble é o sinal de correção CenterPoint RTX. Esse serviço está revolucionando o mercado agrícola. Por meio de um posicionamento GNSS de alta precisão, elimina a necessidade de utilizar base fixa de referência (RTK).

O posicionamento de GNSS autônomo, que é o mais comum, geralmente oferece uma precisão de até 1 metro, o que não é o suficiente para obter sucesso durante o plantio. Já o sistema RTX oferece uma precisão melhor que 2,5 cm.

Monitores

Outro recurso capaz de facilitar o dia a dia no campo é o uso de monitores. Isso porque, por meio dessa aparelhagem, os operadores conseguem monitorar e mapear com precisão as informações de campo em tempo real. Isso deixa o trabalho ainda mais prático. 

Uma boa sugestão é o GFX-750™, com tela de 10 polegadas, em cores, alta definição e sensível ao toque, sistema operacional de fácil personalização e flexível às necessidades de suas operações. 

Pilotos Automáticos

O piloto automático agrícola auxilia na diminuição da compactação do solo e dos danos à lavoura. Isso porque o deslocamento das máquinas ocorre sempre em linhas paralelas, uniformizando o espaçamento. O terreno é mais bem aproveitado, e o tráfego sobre as linhas do cultivo é reduzido.

Utilizar um bom modelo em sua propriedade facilita o trabalho dos operadores, garantindo o posicionamento preciso do veículo, assim eles podem direcionar o foco para a otimização da plantação. 

Quer saber mais?

Se após ler esse texto ficou interessado em recursos para aumentar a produtividade de sua produção rural, procure a solução ideal para você e seja capaz de realizar apenas as funções que realmente precisa.

Confira a nossa Plataforma Fast, que vai te oferecer dados fundamentais para começar a investir em agricultura de precisão ou incrementar ainda mais a sua solução.

Não perca nossas informações e novidades no blog e redes sociais. Estamos sempre pensando em novas maneiras de desvendar e aprimorar o universo agro. 

Inscreva-se para receber o melhor conteúdo sobre agricultura de precisão em primeira mão!