Produtividade em sua produção rural

March 9, 2021

Cinco dicas para aumentar a produtividade em sua produção rural

 

Um dos principais objetivos de qualquer agricultor é encontrar formas de aumentar a produtividade em sua produção rural. Atualmente, existem diversas ferramentas e recursos capazes de potencializar a eficiência de sua produção. Quer saber mais? Confira cinco dicas de como aumentar a produtividade. 

Agricultura de precisão

Para aproveitar ao máximo os estudos recentes e a tecnologia propícia para o campo, a agricultura de precisão se faz necessária. Ela consiste, basicamente, em um conjunto de práticas agrícolas que utilizam tecnologias no campo para tornar o processo de cultivo mais preciso, automatizado e inteligente.

Dentre essas tecnologias estão o uso da inteligência artificial e a geolocalização, na qual o produtor consegue saber, com precisão, detalhes sobre sua propriedade que passam despercebidos nas medições manuais.

Um bom exemplo é o sistema de correção de alta exatidão, o CenterPoint RTX, com até 2,5 cm de precisão. É ideal para plantar/semear, pulverizar e arar em fileiras. A exatidão do Centerpoint RTX é tão grande que pode ser comparada ao tamanho de uma moeda! 

Tenha um processo de fertilização eficiente

Sabemos que um processo de fertilização eficiente pode reduzir custos e aumentar a produtividade de toda a produção rural. Aplicar, por exemplo, uma quantidade fixa em toda   a área pode prejudicar o solo e as plantas. O ideal é contar com aplicações direcionadas. 

Aposte na pulverização seletiva


Assim como na fertilização, contar com uma pulverização seletiva é a resposta ideal para economizar insumos. Uma das soluções mais eficientes do mercado é o WeedSeeker 2. 

Com ele, você pode economizar até 95% de herbicidas, consequentemente, mais rendimento de produto e um fluxo operacional muito mais eficiente. Além disso, com a tecnologia exclusiva, Verde sobre Verde, é possível eliminar ervas daninhas até mesmo com a cultura já emergida. 

Gestão de dados

O gerenciamento de dados é fundamental para qualquer operação se tornar mais produtiva. Conhecer a sua cultura e a sua fazenda é essencial para melhores resultados. Por meio do gerenciador agrícola da Trimble, o Ag Software, você pode conectar toda a operação de sua produção rural.   

Dessa forma, consegue analisar informações sobre as aplicações na plantação, controle de venda e até análises de custos de produção. Os dados são fornecidos com o objetivo de te auxiliar na gestão de forma mais dinâmica.

Otimização da mão de obra

Quando estamos operando uma máquina no campo, a atenção pode fazer toda a diferença, não é mesmo? Com um piloto automático, por exemplo, os operadores podem deixar as aplicações por conta do sistema automático, garantindo o posicionamento preciso do veículo. Dessa forma, eles podem direcionar o foco para a otimização da plantação.

Se após ler esse texto ficou interessado em recursos para aumentar a produtividade de sua produção rural, procure a solução ideal para você e seja capaz de realizar apenas as funções que realmente precisa. Confira a nossa Plataforma Fast, que vai te oferecer dados fundamentais para começar a investir em agricultura de precisão ou incrementar ainda mais a sua solução. 

Não perca nossas informações e novidades no blog e redes sociais. Estamos sempre pensando em novas maneiras de desvendar e aprimorar o universo agro. 

Inscreva-se para receber o melhor conteúdo sobre agricultura de precisão em primeira mão!