Produtividade na Lavoura

December 2, 2020

Seis dicas para aumentar sua produtividade e economizar na sua lavoura:

Todo produtor sabe a importância de encontrar recursos para economizar e aumentar a produtividade da lavoura. Pensando nisso, a Trimble separou seis dicas infalíveis que vão te guiar para os melhores resultados no seu plantio e deixar as contas do fim de safra com aquela satisfação de resultado bom! Dá só uma olhada:

1 – Invista em tecnologia:

É certo que hoje em dia tudo pode ser otimizado e trazer ainda mais resultados com o uso da tecnologia, e com o campo não seria diferente. Mas para começar a investir nesses recursos, é preciso ir além. Não estamos falando apenas de tratores e computadores, mas de softwares inteligentes que vão te dar mais detalhes sobre a sua lavoura ou até mesmo desvendar o clima e o solo, te possibilitando um plantio mais eficaz. 

Essas tecnologias podem parecer complicadas e inviáveis em um primeiro olhar, mas são na verdade especialmente pensadas para o campo e para dar ao trabalhador mais facilidade e praticidade em suas tarefas. 

E se antes o uso da tecnologia era um recurso feito apenas para os grandes produtores, hoje, existem todos os tipos de alternativas, opções simplificadas com foco no que você precisa e até mesmo financiamentos que possibilitam que qualquer produtor invista na sua propriedade. Afinal, sabemos a diferença que isso faz, não é?

Algumas dessas tecnologias são:

  • Máquinas e tratores com pilotos automáticos, que percorrem a propriedade com linhas mais assertivas, o que permite que o operador foque em insumos e ganhe mais tempo, além de aproveitamento da propriedade;
  • Aplicadores de insumos, como sistemas de pulverização, ou sinais de correção e GPS;
  • Softwares que realizam mapeamento de dados e funcionam como um cérebro para a solução, auxiliando em cada operação agrícola.

2 – Aumente sua produção com a “rotação de culturas”:

Você já ouviu falar da rotação de culturas? Essa prática consiste em literalmente criar um revezamento na sua produção. Com a mesma cultura sendo produzida ano após ano, o solo tende a perder nutrientes, o que pode começar a tornar sua produtividade menor. 

A rotação de culturas permite se aproveitar de novas safras para manter seu solo mais saudável, com menos possibilidade de pragas e plantas daninhas, o que é bom para qualquer que seja sua cultura.

Essa prática requer muito planejamento para que tudo saia dentro das datas certas de plantio e colheita, mas vale muito a pena a longo prazo. 

3 – Procure sempre usar a melhor semente:

Parece óbvio, mas na hora de plantar o melhor é não economizar. A escolha da melhor semente, nem sempre vai significar a mais cara, mas é sempre um investimento a ficar atento. Procure usar sementes certificadas pelos órgãos responsáveis de agricultura e alinhe essa qualidade também ao clima e ao solo. 

Tenha em mente que uma coisa não vai funcionar bem sem a outra, esteja atento aos seus fertilizantes e ao seu solo, mas também ao que você coloca nele. 

Esse detalhe pequeno pode acabar fazendo a maior diferença, por isso, conheça bem aquilo que vai plantar, para não ter surpresas ao fim da safra. 

4 – Tenha atenção ao uso de fertilizantes:

Os fertilizantes são indispensáveis para um bom preparo de solo e para garantir uma adubação mais eficiente. No entanto, eles precisam ser usados da forma correta para que esse insumo não acabe se tornando um prejuízo ou sendo desperdiçado. 

Para te ajudar nesse controle existem algumas tecnologias, como já citado, que podem te oferecer mais segurança e detalhes da sua lavoura, mesmo para essa fase de preparo. Desta forma, você entende melhor a sua cultura e consegue escolher melhor os fertilizantes. 

Esteja atento a alguns pontos:

  • Necessidades nutricionais do seu plantio; 
  • Condições do solo antes da aplicação dos insumos; 
  • Qual é o fertilizante mais adequado para a sua planta e o solo; 
  • Métodos de aplicação eficazes e econômicos destes fertilizantes.

5 – Entre para o time da agricultura de precisão:

aumentar sua produtividade e economizar na sua lavoura

Já falamos sobre tecnologia para a lavoura, mas a agricultura de precisão é um passo à frente. Com tecnologias implementadas diretamente em máquinas agrícolas, como colheitadeiras e semeadeiras, mas de uma maneira mais assertiva, essa prática utiliza de sinais, sensores milimétricos, softwares e muito mais para descobrir quais partes da propriedade e da plantação realmente precisam de correção, fertilizantes, manobras e vários outros processos de cada operação agrícola.

A agricultura de precisão é o investimento mais econômico para a lavoura em termos de tecnologia, uma vez que ela se paga pelo retorno adquirido com seu uso. Os dados mais precisos facilitam na hora de controlar implementos, descobrir detalhes do solo e clima além de permitir que você saiba exatamente como cuidar e onde intervir na sua propriedade, ganhando tempo e gerando mais economia. 

Você também pode saber mais sobre agricultura de precisão aqui.

6 – Lide com sua propriedade rural como um negócio, uma empresa:

Para conseguir o aproveitamento máximo da sua cultura, trate a produção como uma empresa. Seja você um pequeno produtor, atuando em um negócio de família, ou um grande empresário da agricultura, esteja certo de construir um plano financeiro que inclua investimentos, gastos e retornos, como um balanço mensal dividido por safras, ficar atento aos recursos e leis para produzir e até mesmo criar vínculos de negócio. 

Estar preparado para ver a sua produção como uma empresa, além de te abrir novas portas, vai te ajudar a encarar eventuais problemas e resultados sempre com a segurança de um negócio. Se possível, registre e legalize cada novo passo e investimento.

Agora é só focar na sua lavoura!

Não deixe de continuar procurando dicas e novidades do agro para investir cada vez mais na sua produção. Para mais dicas, informações sobre esse universo e conexão com o mundo da agricultura, fique de olho em nosso blog e nos acompanhe também nas redes sociais

A Trimble está mudando a forma como o mundo cultiva, junto com você!

Inscreva-se para receber o melhor conteúdo sobre agricultura de precisão em primeira mão!