Agricultura de Precisão: entenda o que é esta revolução do agro.

September 16, 2020

O que muitos produtores, sejam suas propriedades de pequeno ou grande porte, ainda se perguntam é como produzir mais, gastando menos. Embora a produção mais eficiente e com mais assertividade possa parecer apenas uma realidade distante, a agricultura de precisão prova que isso é bem mais prático do que parece. 

Mas afinal, o que é agricultura de precisão?

Com a intenção de otimizar os resultados, diminuir os gastos e criar uma forma de produção mais sustentável e lucrativa, a agricultura de precisão nada mais é do que o uso de tecnologias avançadas e, apesar do que pode parecer, descomplicadas, especialmente desenvolvidas para o campo.

Essas tecnologias podem variar entre diversas finalidades conforme a necessidade, alcance, tipo de cultura e os resultados que se espera conquistar, sempre buscando tornar a produção mais eficaz e prática. 

Com uma infinidade de propósitos e diferentes formas de uso, as tecnologias de agricultura de precisão são especialmente desenvolvidas por engenheiros e pesquisadores do campo se baseando em preparação de solo, plantio, cultivo e a utilização dos insumos básicos necessários para a produção (terra, água, fertilizantes, herbicidas e inseticidas) da maneira mais precisa, reduzindo os gastos e tornando o dia a dia no campo mais fácil. 

Como a agricultura de precisão funciona?

Através da utilização dessas tecnologias o produtor consegue saber, com precisão, detalhes sobre sua propriedade que passam despercebidos nas medições manuais.

Um bom exemplo dessas soluções é o piloto automático. Por meio de uma antena instalada no teto do trator, o sistema de piloto automático recebe as coordenadas do GPS e guia de forma automática, seguindo com exatidão o trajeto definido no sistema.

Com essa precisão é possível evitar o pisoteio da cultura e garantir linhas com espaçamento ideal para cada cultura. Esse sistema também permite que o operador fique livre para acompanhar outros fatores da operação, como o desempenho do implemento.

Os pilotos automáticos, como o Autopilot da Trimble, oferecem eficiência, possibilitando precisão na operação mesmo à noite, aumentando suas possibilidades e otimizando seu tempo. Uma solução que é sinônimo de assertividade e economia. 

Agora que você descobriu mais, está interessado em investir em agricultura de precisão para otimizar suas operações em campo? Saiba qual é a solução ideal para você acessando a Plataforma Fast Trimble, assim, você investe só no que é realmente necessário e ideal para a sua propriedade.

Para mais informações sobre esse universo, fique ligado nos conteúdos da Trimble, no Facebook e Instagram, @trimbleagricultura, ou fale com uma de nossas revendas. Vamos juntos transformar o modo como o mundo trabalha!

Inscreva-se para receber o melhor conteúdo sobre agricultura de precisão em primeira mão!