Saiba como economizar dinheiro com insumos agrícolas em 2022

June 27, 2022

Mesmo acompanhando de perto o resultado de seus cultivos, existem questões que fogem do controle dos agricultores como por exemplo a instabilidade econômica que gera inflação e altera o preço dos insumos ou mesmo problemas de abastecimento na cadeia global.

Uma boa forma de economizar dinheiro na operação agrícola é controlar os insumos, coisa que pode ser feita de forma muito simples, com praticidade e precisão, usando as tecnologias disponíveis.  

Veja abaixo algumas dicas que vão te ajudar nessa economia:

Desenvolva estratégias de compra mais eficientes

Uma das maneiras mais fáceis de reduzir o custo dos insumos e aumentar a lucratividade é criando uma estratégia de compra mais sustentável. 

Pesquisar sobre o preço das sementes, fertilizantes, herbicidas e outros tipos de insumos agrícolas é o primeiro passo, assim você acompanha as tendências de mercado e economiza tempo quando for efetivamente fazer suas compras.

É comum que os fornecedores facilitem o pagamento e deem desconto de acordo com a quantidade comprada e a forma de pagamento, por isso quanto mais preparado você estiver, mais vantagens terá na hora de negociar.

Depois da pandemia, o novo normal trouxe outras formas de comunicação e isso afetou diretamente os negócios. Muitos fornecedores focaram no digital para falar com os produtores e até passaram a fazer pedidos online ao invés de visitas presenciais ou telefonemas. 

O lado bom disso tudo é que hoje existe muito mais informação disponível, online, 24 horas nos 7 dias da semana que podem te ajudar a tomar as melhores decisões.

Mapas de prescrição ajudam a entender as necessidades

Mapa de prescrição é um compilado de informações que indica aos operadores a quantidade precisa dos insumos evitando a aplicação excessiva. As soluções de agricultura de precisão da Trimble fornecem os meios ideais para usar essas informações através da Tecnologia de Taxa Variável (VRT).

Essas soluções ajudam a evitar a sobreposição de produtos e são ótimas ferramentas que concentram as informações que você tem ou pode obter sobre sua propriedade como níveis de nutrientes do solo ou informações geográficas e rendimentos históricos. 

Tudo isso em um único sistema, que indica e ajusta a necessidade de adubo, insumos ou fertilizantes para cada zona.

Introduza a Tecnologia de Taxa Variável em sua operação

Não basta ter as informações da sua propriedade, é preciso saber a melhor maneira de usá-las a seu favor, e a agricultura de precisão é o método mais seguro para que você economize e consiga aumentar a produtividade.

O sistema Field-IQ da Trimble permite que você controle a pulverização, espalhamento, semeadura e plantio adaptando seu implemento e aplicações de campo com base nessas informações. Tudo isso em tempo real, proporcionando total precisão.

A maioria das operações emprega uma variedade de implementos, e isso pode abranger alguns fabricantes. Os sistemas da Trimble usam diferentes protocolos de comunicação, como ISOBUS, o padrão internacional que permite que seus equipamentos se comuniquem entre si, independentemente das marcas, o que permitirá que você use a máquina que já possui.

Sendo assim, ingressar na agricultura de precisão pode ser mais fácil do que você imagina. 

Com os produtos Trimble, você transforma sua máquina em uma plantadeira inteligente e conta com a melhor tecnologia disponível para tomar decisões mais assertivas que refletem diretamente na colheita. 

Tags: , , , , ,