Rotação de culturas

August 2, 2021

Rotação de culturas: saiba mais sobre essa prática

A rotação de culturas é uma prática que permite alternar diferentes espécies na mesma área. Esse modelo agrícola apresenta diversas vantagens, desde evitar o desenvolvimento de pragas até mais facilidade para a recuperação do solo. Quer saber mais sobre essa prática? Leia essa matéria! 

Definição

Diferentemente do que muitos pensam, a rotação de culturas não é simplesmente trocar de cultura de maneira aleatória. Deve ser levado em conta um equilíbrio biológico e um equilíbrio dinâmico entre os diversos fatores. 

Ou seja, para uma boa aplicação do método, é necessário um planejamento racional das culturas selecionadas, alternando a distribuição no terreno em certa ordem e por certo número de anos.

Vantagens

A monocultura (cultivo de uma única cultura) ou até mesmo a sucessão de culturas (alternância entre duas culturas na mesma área, cada uma cultivada em uma estação do ano) tendem a provocar a degradação do solo. 

Esses sistemas também podem provocar a queda da produtividade das culturas, pois favorecem o desenvolvimento de pragas, doenças e plantas daninhas. 

Com a adoção da prática de rotação de culturas esses efeitos podem ser minimizados. Essa técnica de plantio, além de favorecer a conservação do solo, permite índices de produtividade mais elevados e melhor distribuição de serviços e de renda. 

Segundo dados do Embrapa,  a rotação de cultura pode garantir 10% de aumento na produtividade. Porém, você pode se perguntar: como a rotação de culturas de fato evita a degradação do solo? 

Como funciona?

Basicamente, o cultivo de espécies com diferentes raízes aumenta a porosidade do solo, facilitando a penetração de água no solo. Dessa forma, temos mais atividade biológica e melhores condições nutricionais para as plantas.

Além disso, com essa alternância, é possível rotacionar também os herbicidas utilizados para controlar as plantas daninhas. Outro exemplo são as pragas, muitas espécies, muitas espécies que atacam o milho não atingem a soja, de modo que ao substituir uma cultura pela outra, a praga perde sua fonte de alimento. 

Uma forma eficiente de economizar na pulverização e ter resultados mais satisfatórios é contar com um sistema de pulverização eficiente. Por exemplo, o WeedSeeker® 2 fornece um sistema de aplicação direto nas plantas invasoras, evitando o desperdício causado pela aplicação do produto em áreas onde não é necessário e oferece um controle maior das áreas aplicadas.

Investir na rotação de culturas aliada a soluções tecnológicas é um caminho benéfico para otimizar suas plantações. 

Quer saber mais?

Se após ler esse texto ficou interessado em recursos para aumentar a produtividade de sua produção rural, procure a solução ideal para você e seja capaz de realizar apenas as funções que realmente precisa.

Confira a nossa Plataforma Fast, que vai te oferecer dados fundamentais para começar a investir em agricultura de precisão ou incrementar ainda mais a sua solução.

Não perca nossas informações e novidades no blog e redes sociais. Estamos sempre pensando em novas maneiras de desvendar e aprimorar o universo agro. 

Inscreva-se para receber o melhor conteúdo sobre agricultura de precisão em primeira mão!