Pulverizadores Agrícolas

October 16, 2020

Pulverizadores agrícolas: tudo o que você precisa saber para escolher o seu!

A pulverização agrícola é uma das mais conhecidas e antigas práticas do universo da agricultura, mas tem se modernizado em termos de tecnologia. Então, se você quer saber mais sobre essa operação que está inteiramente ligada ao bem estar da sua plantação, está no lugar certo!

Antes de mais nada, para garantir que os insumos como herbicidas e fertilizantes, e até mesmo o espaço para plantio da sua propriedade, sejam devidamente usados, sem desperdícios e tratando direto o alvo, é necessário garantir um pulverizador agrícola de qualidade.

Para que sua escolha seja a mais assertiva possível, e para te deixar por dentro do assunto, vamos ao nosso post especial!

Quais são os tipos de pulverizadores?

Existem diversas camadas de classificação para os pulverizadores agrícolas. A primeira engloba a forma como o equipamento é acionado, ou seja, o modo como ele é usado. Essa classificação se divide em manual, elétrico e a combustível.

O pulverizador manual, como o próprio nome diz, é aquele que precisa de um operador para manuseá-lo, acionando o equipamento a cada jato. Normalmente, são usados para pequenas áreas, acabando por não atender as necessidades dos grandes produtores.

Para produções comerciais de grande e médio porte, o ideal é utilizar um pulverizador agrícola ligado a motor ou combustível, como uma máquina de pulverizar, cujos jatos são programados para serem acionados em toda a extensão da plantação.

Dentro destas classificações, existem outras especificações de máquina que deixam ainda mais claro a quais necessidades atendem. Veja algumas delas!

Pulverizador Costal:

Essa ferramenta mais simples usada em pequenas produções é carregada nas costas pelo operador como uma mochila, contendo um reservatório acoplado para o insumo. Embora precise ser carregada, essa ferramenta pode ter acionamento manual, elétrico ou a combustível.

Pulverizador Pistola:

As pistolas de pulverização geralmente funcionam através de ar comprimido. Elas podem ter acionamento manual ou elétrico, e são mais indicadas para pequenas produções, hortas, pomares ou pequenos jardins.

Atomizadores:

Os atomizadores utilizam a força de uma corrente de ar em grande velocidade. Desta forma, o produto a ser aplicado pode atingir longas distâncias. Esse tipo de pulverizador normalmente é mais usado para plantações perenes, com longo ciclo de vida, como laranja e café.

Pulverizador de Barra:

O pulverizador agrícola de barra é normalmente utilizado em culturas anuais, como soja, trigo e milho, assim como horticultura no geral, principalmente para produtores que buscam mais eficiência e economia na hora de pulverizar a lavoura. Podem ser utilizadas em grandes, médias ou pequenas propriedades, uma vez que o tamanho da barra e do tanque pode ser adquirida conforme necessidade.

Cada barra tem múltiplas pontas de pulverização e são geralmente acopladas em um trator ou são máquinas autopropelidas, o que possibilita aplicação em uma área maior e em menos tempo, tornando a operação mais eficaz e o gerenciamento de insumos melhor.

Algumas soluções, como o WeedSeeker™, da Trimble™, podem ser instaladas em pulverizadores de qualquer tamanho e fornecem um sistema de aplicação direto nas plantas invasoras, evitando o desperdício causado pela aplicação do produto em áreas onde não é necessário, e oferece um controle maior das áreas aplicadas.

Mesmo que esse assunto pareça simples e a operação corriqueira, desenvolvedores de soluções para agricultura de precisão não param de trabalhar para otimizar a tecnologia e tornar a pulverização agrícola mais eficaz e a economia e lucro maiores a longo prazo. Por isso, é preciso estar sempre por dentro do assunto.

E você, já escolheu qual é o pulverizador ideal para a sua lavoura? Para saber mais, siga a Trimble™ nas redes sociais e não deixe de acompanhar as nossas novidades.

Inscreva-se para receber o melhor conteúdo sobre agricultura de precisão em primeira mão!