Herbicidas

September 2, 2021

Herbicidas – usos e como escolher o ideal para sua plantação

A melhor maneira de controlar as ervas daninhas e manter os cultivos é investindo em bons herbicidas. Entretanto com a alta de custos dos herbicidas, a forma de aplicá-los se tornou ainda mais importante para garantir resultados e gerar economia. Diante de tantas opções no mercado, é importante considerar alguns aspectos na hora de escolher o herbicida e a aplicação ideal. Confira abaixo quais os diferentes tipos de herbicidas e as vantagens da aplicação seletiva! 

Tipos de herbicidas

Existem dois tipos principais de herbicidas, os seletivos e os não-seletivos. O primeiro formato é aplicado de forma direcionada para cada tipo de planta daninha, já o segundo termo define os herbicidas que controlam todas as plantas presentes na área. 

Ainda dentro da classificação de herbicidas, existem produtos ditos sistêmicos, ou seja, aqueles que se translocam por toda a planta mesmo que a aplicação tenha atingido apenas partes a área foliar e existem os herbicidas de contato que dependem de uma boa cobertura do produto por toda a planta. 

Aplicação de herbicidas

O sistema WeedSeeker 2, da Trimble, realiza a aplicação seletiva do herbicida. Por meio de um sensor, ele utiliza a tecnologia verde sobre verde para detectar a erva daninha e aplicar o herbicida apenas sobre ela. Com esse sistema, há uma grande precisão no hora da aplicação, chegando a gerar até 95% de economia! O Weedseeker 2 funciona até mesmo em culturas já emergidas, garantindo a máxima economia durante todo o processo de pulverização.*

*Para maior eficiência da aplicação, a cultura deve estar nos estágios iniciais de desenvolvimento.

Sustentabilidade

Além de se atentar ao tipo de aplicação, às inovações tecnológicas e a economia, é importante considerar o impacto ambiental do tipo de aplicação de herbicidas que escolherá.  De forma geral, os herbicidas mais modernos são comercializados com segurança ambiental e de acordo com a legislação brasileira. 

Porém, na hora de escolher deve-se levar em conta fatores como a Classe Toxicológica, o Intervalo de Segurança e até mesmo aspectos de sua degradabilidade no solo. O recomendado é seguir rigorosamente o que é determinado na bula, na legislação e no receituário agronômico.

Quer saber mais?

Se após ler esse texto ficou interessado em recursos para aumentar a produtividade de sua produção rural, procure a solução ideal para você e seja capaz de realizar apenas as funções que realmente precisa.

Confira a nossa Plataforma Fast, que vai te oferecer dados fundamentais para começar a investir em agricultura de precisão ou incrementar ainda mais a sua solução.

Não perca nossas informações e novidades no blog e redes sociais. Estamos sempre pensando em novas maneiras de desvendar e aprimorar o universo agro. 

Inscreva-se para receber o melhor conteúdo sobre agricultura de precisão em primeira mão!